A internet permite que surjam todos os dias novas empresas, que não têm de estar na mesma cidade que o seu negócio e que oferecem serviços similares. No entanto as novas tecnologias também podem ajuda-lo a conhecer melhor a sua concorrência online.
Espie a sua concorrência online com estas 3 ferramentas gratuitas:
1. Análise web: SimilarWeb
A versão gratuita de SimilarWeb permite-lhe analisar e comparar dois sites diferentes. Basta inserir o site que quer analisar na barra de pesquisa e seleccionar o mesmo. Para analisar entre 2 sites diferentes, no canto superior esquerdo basta seleccionar comparar.
Consegue-se a seguinte informação:
- O posicionamento a nível global, nacional e sectorial.
- Os dados principais de navegação, tais como número de visitas, tempo médio de visita, número de páginas vistas e taxa de rejeição.
- Os países donde procedem as visitas.
- A diferentes fontes de tráfego.
- A distribuição do tráfego com origem nas Redes Sociais
2.Análise SEO: Woorank
Se quiser saber com que palavras chave estão posicionados os seus concorrentes nos motores de busca, ou seja, como eles são encontrados na internet, precisa analisar o SEO da concorrência. Neste sentido, o Woorank tem uma extensão gratuita para o Chrome que lhe dará todas as informações que precisa.
É fácil de usar: uma vez que a extensão esteja instalada, só precisa digitar a URL do seu concorrente.
Graças a esta ferramenta, pode conhecer sua estratégia de SEO, descobrir como estruturam o seu site, quais palavras-chave usam e os aspectos a serem melhorados – para evitar cometer os mesmos erros, e replicar as boas práticas.
Alguns dos dados que esta ferramenta mostra:
- “Etiqueta título” e “meta descrição”: analisa o título e a descrição da página principal, muito útil para saber com qual palavra-chave quer se posicionar a concorrência.
- “Cabeçalhos”: a repartição de etiquetas de cabeçalho, ou seja, qual é a hierarquia da página.
- “Nuvem de palavras-chave”: recolhe as palavras mais usadas e o número de vezes que cada uma aparece.
- ”Coerência de palavras-chave”: o uso que faz a concorrência das palavras-chave.
- “Páginas indexadas“: o número de páginas rastreadas pelo Google. Se esse número é alto indica que o seu concorrente está a trabalhar bem o SEO do seu site.
- “Links na página“: mostra a estratégia dos links do site, internos e externos, ou seja, se receberem backlinks de outros sites, que possam conferir autoridade ao site.
3. Análise de Facebook: Likealyzer
Likealyser é uma ferramenta gratuita para a análise de contas do Facebook, tanto da sua concorrência como da sua própria página do Facebook.
Permite obter os seguintes dados:
- Um resumo executivo (“Overview”) com recomendações de melhoria.
- A plataforma também analisa cada bloco em detalhe, informações com as quais podes ver rapidamente a estratégia que os seus concorrentes seguem no Facebook, bem como as informações que disponibilizam na pagina inicial, informações de contacto e marcos históricos, que tipo de conteúdo eles compartilham, o seu nível de envolvimento com os seguidores (engagement), etc.
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