3 ferramentas gratuitas online com que pode analisar a sua concorrência.

    Nuno Teibão
    Nuno Teibão

    A internet permite que surjam todos os dias novas empresas, que não têm de estar na mesma cidade que o seu negócio e que oferecem serviços similares. No entanto as novas tecnologias também podem ajuda-lo a conhecer melhor a sua concorrência online.

    Espie a sua concorrência online com estas 3 ferramentas gratuitas:

    1. Análise web: SimilarWeb

    A versão gratuita de SimilarWeb permite-lhe analisar e comparar dois sites diferentes. Basta inserir o site que quer analisar na barra de pesquisa e seleccionar o mesmo. Para analisar entre 2 sites diferentes, no canto superior esquerdo basta seleccionar comparar.

    Consegue-se a seguinte informação:

    • O posicionamento a nível global, nacional e sectorial.
    • Os dados principais de navegação, tais como número de visitas, tempo médio de visita, número de páginas vistas e taxa de rejeição.
    • Os países donde procedem as visitas.
    • A diferentes fontes de tráfego.
    • A distribuição do tráfego com origem nas Redes Sociais

    2.Análise SEO: Woorank

    Se quiser saber com que palavras chave estão posicionados os seus concorrentes nos motores de busca, ou seja, como eles são encontrados na internet, precisa analisar o SEO da concorrência. Neste sentido, o Woorank tem uma extensão gratuita para o Chrome que lhe dará todas as informações que precisa.

    É fácil de usar: uma vez que a extensão esteja instalada, só precisa digitar a URL do seu concorrente.

    Graças a esta ferramenta, pode conhecer sua estratégia de SEO, descobrir como estruturam o seu site, quais palavras-chave usam e os aspectos a serem melhorados – para evitar cometer os mesmos erros, e replicar as boas práticas.

    Alguns dos dados que esta ferramenta mostra:

    • Etiqueta título” e “meta descrição”: analisa o título e a descrição da página principal, muito útil para saber com qual palavra-chave quer se posicionar a concorrência.
    • Cabeçalhos”: a repartição de etiquetas de cabeçalho, ou seja, qual é a hierarquia da página.
    • Nuvem de palavras-chave”: recolhe as palavras mais usadas e o número de vezes que cada uma aparece.
    • Coerência de palavras-chave”: o uso que faz a concorrência das palavras-chave.
    • Páginas indexadas“: o número de páginas rastreadas pelo Google. Se esse número é alto indica que o seu concorrente está a trabalhar bem o SEO do seu site.
    • Links na página“: mostra a estratégia dos links do site, internos e externos, ou seja, se receberem backlinks de outros sites, que possam conferir autoridade ao site.

    3. Análise de Facebook: Likealyzer

    Likealyser é uma ferramenta gratuita para a análise de contas do Facebook, tanto da sua concorrência como da sua própria página do Facebook.

    Permite obter os seguintes dados:

    • Um resumo executivo (“Overview”) com recomendações de melhoria.
    • A plataforma também analisa cada bloco em detalhe, informações com as quais podes ver rapidamente a estratégia que os seus concorrentes seguem no Facebook, bem como as informações que disponibilizam na pagina inicial, informações de contacto e marcos históricos, que tipo de conteúdo eles compartilham, o seu nível de envolvimento com os seguidores (engagement), etc.

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