A polícia municipal tinha um conjunto de necessidades identificadas junto do seu departamento de informática para as qual necessitava de uma solução para gerir o planeamento e as nossas atividades diárias, sobretudo as mais administrativas.
A maioria dos processos ainda estava baseado em papel, com mais de 36 relatórios diários os agentes passavam imenso tempo a redigir os relatórios de serviço, e não “na rua”, onde eram realmente necessários.
Para além disso, o processo de planeamento era também muito ineficaz, baseado em folhas de Excel, emails que circulavam para trás e para a frente, com uma incerteza grande na informação final.
A decisão recaiu sobre a escolha de um software de desenvolvimento rápido, a plataforma Creatio, que conjuga as valências não apenas do low-code, mas também de BPM e CRM, reconhecidas pelos principais analistas do setor, líder em diversos quadrantes da Gartner e da Forrester.
Nesse sentido, a imDigital, como parceiro de inovação, ajudou no redesenho do modelo organizacional, na otimização e automação de processos e na transformação digital das operações da polícia municipal de Guimarães.
Foi então desenvolvida pela imDigital a Plataforma de Planeamento e Mobilidade da Polícia Municipal de Guimarães.
Esta plataforma consiste numa solução que cobre toda a jornada da polícia municipal, o planeamento, a operação e o reporting. E permite automatizar o planeamento realizado em backoffice, as tarefas administrativas de preparação das atividades diárias.
Garante a mobilidade da operação dos agentes “na rua”, através de uma aplicação móvel que usa funcionalidades baseadas em voz, georeferenciação e fotografia.
Assim como, a automatização e desmaterialização do reporting, dos relatórios diários que tipicamente ocupavam uma parte substancial do trabalho dos agentes.
Esta plataforma também provê as chefias com informação atualizada em tempo real e fácil de aceder e analisar, em dashboards intuitivos e feitos às medida.
Os resultados práticos foram os seguintes:
Planeamento
- Maior fiabilidade da informação no planeamento das escalas, minimizando os erros.
- Automatização de tarefas redundantes com pouco valor para a comunidade
Operações
- Redução de 75% do trabalho administrativo do responsável de turno
- Conhecimento em tempo real do trabalho escalado dos agentes no terreno
- Redução em 50% do trabalho administrativo dos agentes com viatura
- Maior fiabilidade no registo dos autos
- Redução em 80% do tempo de elaboração de informações de ocorrências
- Minimização de erros na introdução de informação
- Disponibilidade de informação sobre as ocorrências registadas em tempo real
Isto permitiu não só conseguir ganhos elevados de eficiência e informação como também poupar tempo e recursos camarários, e prestar um melhor serviço ao munícipe vimaranense.
Descubra mais sobre a Plataforma de Planeamento e Mobilidade da Polícia Municipal de Guimarães consultando o Caso de Sucesso da PMob ou no vídeo abaixo:
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