O Inbound Marketing Automation combina duas grandes tendências em marketing: a mudança para o Inbound Marketing baseado na Web, e a crescente utilização do Marketing Automation.
O Inbound Marketing atrai clientes potenciais ao site de uma empresa por meio de uma combinação de Search Engine Optimization (SEO), Pay-Per-Click Advertising (PPC) e Social Media Marketing (SMM), para depois os ligar a conteúdo relevante, e converte-los em leads qualificadas através do preenchimento de formulários.
Estas leads serão depois nutridas através de um programa de drip marketing, que medirá também o seu nível de envolvimento com as soluções da empresa
Isto ajudará a que possam ser convertidas em oportunidades reais de venda, para depois serem entregues à equipa de vendas como “vendas prontas”.
Por seu turno, Marketing Automation, no contexto do Inbound Marketing, inclui a automação da analítica de marketing, gestão de reputação ou monitoração de redes sociais, e-mail marketing, geração de leads e gestão de relacionamento com o cliente, e de outras atividades de marketing.
Permitindo à empresa ou marca recolher informação sobre cliente ou contacto, pelo forma como ele interage com as redes sociais da organização, navega pelo website e responde nossos e-mails.
De forma a, recolher informação que permita construir uma bases de dados de contactos para serem trabalhados de forma personalizada e automatizada.
Isto permite à empresa, não só, tratar o cliente pelo nome próprio, como também saber em que fase da jornada de compra se encontra e desta forma saber não só a quem se dirige, como também como e quando deve interagir.
Desta forma a empresa dar-se-a a conhecer, à sua marca, e aos seus produtos numa fase inicial, para depois interagir com o cliente de forma natural, para quando este estiver “pronto a comprar” lhe puder apresentar uma proposta comercial à media.
Tudo isto de forma automatizada e sem intervenção humana, aumentando a eficácia das campanhas e poupando tempo e recursos.
O Inbound Marketing Automation junta estas duas metodologias, permitindo atrair os clientes certos de forma natural, nutrindo o seu relacionamento com a marca e produtos da empresa, através de campanhas automatizadas de marketing.
Desta forma, não só permite aumentar a eficácia das suas campanhas, permitindo-o ser encontrado pelos seus clientes ideais, como também permite poupar tempo e recursos automatizando os processos de marketing.
Assim, para que as oportunidades reais de venda possam ser entregues à equipe de vendas como “vendas prontas”, deverão ser trabalhadas por uma ferramenta de marketing que permita a gestão do relacionamento com o cliente, ou seja, uma ferramenta de Marketing CRM.
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