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    Como pode o Marketing CRM aumentar a eficácia das suas campanhas de Marketing

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    Nuno Teibão Silva

    O que é o Marketing CRM?

    Na era digital, o marketing está cada vez mais dependente de ferramentas digitais para recolher dados de clientes e satisfazer as necessidades de procura do mercado.

    Como tal, a fusão entre a tecnologia de CRM e o marketing é fundamental para que as empresas consigam interagir com os seus clientes de forma personalizada, de forma a aumentar a eficácia das campanhas.

    O Marketing do futuro já não fala para uma um publico alvo massificado, mas sim, para um cliente único, de “um para um”, tratando-o por tú e respondendo às suas necessidades individuais.

    O conceito de one-to-one marketing foi desenvolvido por Don Peppers e Martha Rogers no livro: The One to One Future, e explicado de forma sucinta neste artigo da Harvard Business Review.

    Desta forma, os profissionais de marketing podem tomar decisões apoiados em tecnologias de CRM que os ajudem a gerir o relacionamento das empresas com os clientes de forma personalizada.

    Assim, as decisões baseadas em dados permitem observar, analisar e prever com mais precisão o comportamento do cliente, de forma diferenciada, e a desenhar uma estratégia de marketing bem-sucedida.

    Quais os benefícios do Marketing CRM

    A solução de CRM desenhada para atender às necessidades do departamento de marketing fornece aos profissionais de marketing as ferramentas necessárias para medir a eficácia das campanhas de marketing digital.

    Como resultado, permite que os profissionais de marketing tomem decisões melhores em relação aos futuros investimentos em marketing.

    Num mundo onde a informação é dinheiro, as ferramentas de Marketing CRM fornecem insights mais profundos do cliente e proporcionam uma melhor experiência ao cliente.

    O CRM de marketing fornece visibilidade e análise em tempo real, de toda a jornada do cliente e permite que os recursos sejam direccionados ao público-alvo certo no momento e no local certos com o conteúdo mais relevante.

    Uma solução de CRM garante a visão completa dos clientes, mantendo todas as suas preferências e interesses na base de dados centralizada, acessível a toda a equipe de marketing, permitindo-lhe realizar interações multicanal extremamente personalizadas, com os seus clientes.

    Desta forma a eficácia das campanhas é otimizada ao máximo, aumentando o ROI (Retorno do Investimento) das campanhas de Marketing.

    Principais funcionalidades de um sistema de Marketing CRM

    1. Enriquecimento Inteligente de dados

    Enriquecimento inteligente de daods

    O Marketing CRM permite obter uma visão completa dos clientes, e armazenar várias informações sobre cada um em apenas alguns cliques.

    Desta forma, o acompanhamento das preferências dos clientes e do comportamento de compra é mais fácil do que nunca.

    Os marketeers podem segmentar a sua base de dados de várias maneiras e aumentar as probabilidades de transformar prospectos em clientes, criando estratégias de comunicação personalizadas.

    Além disso, o sistema permite que os marketeers analisem a estrutura da base de dados de clientes ajustando e definindo novos parâmetros enquanto rastreiam novos leads.

    Além disso, o Marketing CRM fornece ferramentas analíticas avançadas que permitem avaliar a cobertura geral de clientes existentes e potenciais no banco de dados.

    2. Segmentação avançada

    Segmentação avançada

    O Marketing CRM permite segmentar a sua base de dados e criar seleções de dados de qualquer complexidade.

    Os marketeers podem criar facilmente segmentos alvo personalizados, como o histórico de pedidos e solicitações, respostas, interesses e necessidades.

    O principal objetivo da segmentação de clientes é ajudar a empresa a ser mais relevante e a resolver com maior eficiência e eficácia os problemas específicos de cada cliente.

    3. Acompanhamento do comportamento do cliente no site

    Acompanhamento do comportamento do cliente no site

    Com a ferramenta de acompanhamento de eventos do site, podemos ter acesso não só às informações de registo do cliente, mas também as páginas visitadas, o tempo de permanencia, e outras interações realizadas pelo cliente no site.

    Além de ajudar a rastrear o comportamento do visitante, a ferramenta permite que os marketeers identifiquem canais e fontes de geração de leads.

    Todas as informações são armazenadas nos perfis das leads, e exibidas na análise do painel de controlo ou dashboard, com relatórios personalizados de acordo com a informação a ser analisada.

    Desta forma é possível, por exemplo, identificar quais os canais online com melhor desempenho nas diversas campanhas de marketing e avaliar a sua eficácia.

    4. Qualificação de leads

    Qualificação de leads

    O marketing CRM fornece recursos avançados para uma melhor qualificação de leads.

    Pode verificar a precisão do perfil de leads e pesquisar leads duplicados em poucos cliques. Pode também ligar leads a contas relevantes para enriquecer dados de leads com inteligência perspicaz de forma fácil e rápida.

    Pode também registar o histórico de comunicações com a lead, de acordo com o processo de vendas, e se o cliente estiver pronto para venda, passa-lo como oportunidade à equipe de vendas com apenas um clique.

    Dispõe ainda de painéis de controlo fáceis de usar, com gráficos e indicadores visualmente atrativos, de forma a se concentrar apenas nos principais indicadores chave (KPIs), para uma maior eficiência.

    Adicionalmente o Marketing CRM poderá ter também outras ferramentas importantes:

    1. Ferramenta de gestão de campanhas

    Esta ferramenta permite criar campanhas multicanal eficientes e definir condições para fazer a transição entre os diversos estádos da campanha.

    Além disso, a solução permite a configuração de critérios para as taxas de conversão desejadas e a conclusão da campanha.

    Assim como controlar o progresso da campanha em tempo real.

    2. Ferramenta de gestão de eventos

    O sistema permite que os utilizadores planeiem e façam a gestão do espectro completo de eventos, incluindo promoções, campanhas publicitárias, conferências, webinars etc.

    3. Personalização do ambiente de trabalho do utilizador

    Com o designer do sistema, o utilizador pode configurar os ambientes de trabalho, exibir ou ocultar seções do sistema para diferentes funções de utilizador, e até personalizar o aplicação adicionando o logotipo da empresa ou alterando a cor de acordo com o estilo da mesma.

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