Os relacionamentos com os clientes são fundamentais para o crescimento do seu negócio, como tal, é preciso fazer a sua gestão da maneira mais eficiente e eficaz possível.
Um sistema de gestão de relacionamento com os clientes, ou sistema de SALES CRM, pode ajudá-lo a estar mais conectado aos clientes, melhorar o desempenho dos negócios e aumentar ainda mais as vendas da sua empresa.
Estas, são por isso, as 5 formas de como um sistema de SALES CRM pode ajudar a fazer crescer o seu negócio:
1. Encontrar os clientes certos.
Sem SALES CRM cerca de 80% de todas as leads de marketing nunca se convertem em vendas.
Não basta atrair novas leads, há que fazer a gestão adequada das mesmas, pois nem todas resultam em oportunidades reais de vendas e, oportunidades perdidas são tempo perdido.
O SALES CRM permite-lhe ter uma visão 360° do cliente, onde pode:
- Gerir todas as contas e contatos,
- Completar os perfis dos clientes,
- Segmentar os clientes por contas, áreas de negócio, etc,
- Consultar o histórico de interações e comunicações,
- Proceder ao enriquecimento de dados através das redes sociais,
- Pesquisar e fundir registos duplicados,
- Análise da base de dados de clientes.
2. Construir relacionamentos mais duradouros.
Desenvolver relacionamentos mais profundos com clientes e com os colaboradores são um objetivo-chave para sustentar o sucesso das vendas de qualquer empresa.
Os sistemas de CRM colocam à sua disposição diversas ferramentas unificadas de colaboração para aumentar a produtividade da sua equipe de vendas e estar sempre conectado:
Painel de comunicação: faça chamadas, gestione e-mails, aprove contratos e colabore na rede corporativa interna da empresa diretamente a partir do sistema.
Tarefas e Calendário: crie tarefas pessoais ou de grupo vinculadas a contatos, oportunidades ou documentos. Sincronize as suas tarefas e Calendário com o Google Calendar e o Microsoft Exchange e receba notificações e lembretes no painel de notificação.
Email: Gestione os emails de todas as suas caixas de email num único ambiente unificado, com integração com o MS Exchange e Gmail.
Chamadas: aceda ao histórico completo de chamadas no painel de comunicação, configure as chamadas automáticas, e faça uso de gravação de chamada.
Rede social corporativa: Receba atualizações e notificações, na sua rede corporativa interna, sobre as últimas oportunidades, ofertas, projetos ou contatos, com a capacidade de “gostar” e comentar as diferentes publicações no feed de noticias.
3. Aumentar a probabilidade de venda.
Os novos clientes são a chave para o crescimento constante das vendas, mas não são fáceis, nem baratos de conseguir.
E a probabilidade de transformar uma lead numa oportunidade real de venda varia entre os 5% e os 20%.
É por isso que uma gestão de leads assistida por um sistema de SALES CRM pode fazer aumentar as suas vendas em até 4 vezes mais!
Gestione, qualifique e enriqueça as leads, dentro do sistema de CRM, deixando-as prontas para serem entregues quentes à equipe de vendas.
A informação da oportunidade de negocio fica, assim, disponível de imediato para ser iniciado o processo de vendas, com um só clique.
Use os dashboards para analisar estatísticas sobre leads, como o número e a qualidade dos novos leads, taxa de conversão, etc.
Tudo isso vai ajudá-lo a aumentar a conversão de clientes potenciais em oportunidades prontas para venda, e por consequência a aumentar as vendas.
4. Diminuir do custo e tempo de gestão de oportunidades
A utilização de um sistema de SALES CRM, automatiza processos, permitindo libertar as suas equipas de tarefas rotineiras e dá-lhes mais tempo para se dedicarem aos clientes e ao negócio.
Assim como, a a fazer a gestão de todas as oportunidades de venda, a definir táticas para cada uma, a identificar os principais decisores, e a vigiar a concorrência.
5. Medir e analisar o desempenho da sua empresa e dos seus colaboradores
Assim como, a realizar projeções de vendas tendo em conta o orçamento da conta chave do cliente, o estágio em que se encontra a oportunidade e a probabilidade de venda.
E também a analisar o desempenho da empresa em cada estágio de oportunidade, a comparar os funis de venda por gestores individuais ou departamentos de vendas.
Ou a detalhar um estágio de oportunidade em particular, de forma a visualizar o número de oportunidades neste estágio e o volume de vendas por representantes de vendas.
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