O poder da transformação digital para as organizações é já inquestionável, obrigando-as a atualizarem a sua forma de estar no mercado.
Isto leva os decisores a desenvolverem novas competências para liderarem a mudança, face aos diversos desafios tecnológicos que constantemente surgem.
A metodologia Automation Heat Map veio colmatar essa preocupação, uma vez que ajuda as diferentes organizações a priorizarem os processos e atividades que possuem maior potencial para a sua automação digital.
É um conceito apresentado pela McKinsey no artigo: “Where machines could replace humans and where they can yet?” e desenvolvido por Adeel Javed em “How to pick the right Process for Digitization?”.
Com base neste artigo, a imDigital modificou este conceito e adaptou-o à análise de processos para facilitar a análise de projetos de transformação digital.
Isto permite avaliar a viabilidade técnica de transformação dos processos de negócio para o digital de acordo com 4 pilares de transformação:
- Simplificação;
- Desmaterialização;
- Automatização;
- Integração;
Simplificação– eliminação de tarefas ou atividades que não contribuem para criar valor perante a organização.
Desmaterialização- ato de desmaterializar os dados não-estruturados (Email/Excel/Papel) em dados estruturados, que posteriormente são integrados no fluxo digital de informação.
Integração- ação de integrar todos os dados entre os mais diversos sistemas de informação.
Automatização- efeito de automatizar tarefas e operações rotineiras por via de regras de negócio;
O resultado esperado após a concretização desta metodologia é a apresentação de um diagrama, “heat map”.
Isto permite compreender e interpretar a potencialidade de transformação dos processos da organização baseada nos 4 pilares de transformação digital, segundo os diferentes tipos de critérios:
- Tipologia da Tarefa;
- Aplicação de Perícia;
- Previsibilidade;
- Repetição;
- Simplificação;
- Tipologia dos Dados;
- Desmaterialização;
- Interação;
- Integração;
Assim, esta informação permitirá à gestão de topo e a todos os responsáveis da organização, identificar os principais obstáculos, definir prioridades e oportunidades na implementação de uma estratégia de transformação digital.
Venha descobrir mais informações em imDigital.pt ou em gestao de projetos.